Clubes reclamam de não serem consultados sobre calendário
Os grandes clubes do país reclamam que não estão sendo ouvidos pela CBF sobre possíveis mudanças para o calendário em 2013. Desde 2009, a CBF fala em mudar o calendário, mas ainda não fez nenhuma alteração.
A solução da vez é subir a Copa do Brasil para 120 times e, de novo, se ventila com a chance de incluir os times que estão na Libertadores. A Copa do Brasil duraria nove meses, com a final só no 2º semestre. Com essa fórmula, a CBF quebra cabeça para conciliar estas datas com a Copa Sul-Americana, competição organizada pela Conmebol e que é disputada também no 2º semestre.
Segundo cartolas ouvidos pela coluna De Prima, as mudanças não devem ser anunciadas ainda em 2011. Caso o estudo elaborado pela CBF só fique pronto em 2012, o novo calendário só passaria a valer em 2014, quando acontece a Copa do Mundo no Brasil.
No início do ano, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, reclamou publicamente de clubes que disputam a Libertadores não poderem competir a Copa do Brasil por causa do calendário. A reclamação foi feita após a eliminação do Corinthians para o Tolima na competição internacional.
Fonte: Lancene