Secretaria investiga causa de incêndio que provocou morte de preso em operação
O gerente executivo do Sistema Penitenciário do estado, coronel José Cláudio do Nascimento, assinou portaria designando comissão de sindicância para apurar os motivos do incêndio ocorrido na Penitenciária deSegurança Máxima Procurador Romero Nóbrega, na cidade de Patos.
A Comissão de Sindicância será composta pelas advogadas Ângela Maria Barbosa de Almeida, Vanessa Vieira Pinheiro Siqueira e pelo servidor estadual Reginaldo Pereira da Costa Segundo.
O incêndio naquele estabelecimento prisional aconteceu na manhã do dia 7 desse mês e provocou a morte de Marcelo Vieira Batista, também conhecido por Marcelo Oliveira, preso durante a operação Laços de Sangue. Ele era um dos apontados como executores de pessoas na região de Catolé do Rocha, Patos e ainda no Rio Grande do Norte. Outros quatro detentos ficaram feridos, sendo levados para o hospital Regional de Patos.
“Marcelo Oliveira” (foto) havia sido preso no estado do Rio Grande do Norte no dia 4 do mês passado sendo transferido dois dias depois para a Penitenciária de Patos. As primeiras informações davam conta de que ele teria provocado o incêndio na cela onde estava recolhido com outros presos.
Desde a prisão e logo depois a morte de “Marcelo Oliveira” dois fatos chamaram a atenção das autoridades. Na noite do dia 10 uma juíza da Comarca de Patos teria sido perseguida por dois homens numa moto. Temendo ser alvo de bandidos a magistrada voltou para o Fórum e procurou segurança para voltar para casa.
Dois dias depois o diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Romero Nóbrega, Estênio Dantas, foi alvo dos bandidos que tentaram matá-lo. O carro dele, um Golf preto foi alvejado com pelo menos dez disparos de pistola.
No dia seguinte (13) o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário do Estado esteve na cidade de Patos onde se reuniu com autoridades, conversou com a juíza e o diretor da penitenciária e garantiu que o Governo do Estado está adotando providências.
Fonte: Cardoso Filho - WSCOM Online
Postada por Higo de Figueirêdo