Oficina sobre o Suasa é realizada em Patos nesta sexta-feira
A cidade de Patos sedia nesta sexta-feira (21), importante oficina territoral de esclarescimento sobre do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
O evento que está sendo realizado no auditório do SEBRAE, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Outras cidades paraibanas também já foram palco destas oficinas cujo objetivo é discutir e explicar a operacionalização do Sistema, que tem como meta facilitar a legalização dos empreendimentos agroindustriais por meio da certificação e inspeção sanitária.
A certificação possibilita que as agroindústrias comercializem seus produtos com outros estados do país, fortalecendo assim suas cadeias produtivas.
Segundo o articulador de Dinamização Econômica da Secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Antônio Souto, existe a necessidade de se implantar “consórcios” públicos constituídos para dividir custos e facilitar a implantação das equipes de inspeção.
Neste caso a importância da participação nas oficinas dos prefeitos e das secretarias de Agricultura e Saúde de cada município assumindo papel fundamental no processo de implantação do Suasa.
Dos 15 territórios paraibanos a cidade de Patos sedia a 10ª. Oficina a partir da avaliação como importancia de que o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) possibilita a geração de postos de trabalhos e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo.
Ouça a entrevista do articulador de Dinamização Econômica da Secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, concedida a reportagem do Espinharas Notícias.
Matéria e fotos: Marcelino Neto