NO AR
Gerais

Patos sedia I Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social

26/10/2011 às 10:10

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Controle Interno, realizou na noite desta terça-feira, 25 de outubro, a abertura da I Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social, que irá colocar em pauta durante toda esta quarta-feira (26), a discussão em torno de como a sociedade pode acompanhar a aplicação do dinheiro público, bem como sugerir ações e investimentos nas várias áreas administrativas. As palestras serão divididas em quatro eixos, todos envolvendo a temática da transparência. 

Gabriel Aragão, representante da Controladoria Geral da União, destacou o papel do controle social como sendo o ponto mais importante no exercício de cidadania. 

“É necessário que haja um maior engajamento por parte da sociedade, pois para exercer o controle social é preciso estar por dentro do que acontece na coisa pública. Para isso se faz extremamente urgente, os poderes públicos exercerem de forma correta a transparência, para que seja possível existir o controle social”, explicou Gabriel Aragão. 

Para o secretário de Controle Interno do município de Patos, Joanilson Guedes, a cidade de Patos é referência no tocante a transparência das ações administrativas e parceria com a sociedade, sobretudo quando implantou o Orçamento Participativo, onde é possível a população opinar sobre o que é prioridade em termos de investimentos para cada bairro. O secretário ainda ressaltou o fato de Patos ter sido o primeiro município do Sertão a criar a Secretaria de Controle Interno e a instituir o Portal da Transparência. 

Segundo o secretário de Articulação Social e membro da comissão responsável pela organização da conferência, Taunai Dantas, “será um momento onde serão discutidas as diretrizes dos mecanismos de controle social e como se colocar efetivamente em prática. “É uma forma de se fazer política pública, onde os governantes tem a oportunidade de conferir aquilo que foi proposto pela sociedade”, disse. 

Estarão participando da conferência vários municípios das espinharas e regiões circunvizinhas, aos quais estarão sendo representados através de seus membros dos conselhos municipais. Ao fim, serão eleitos membros conselheiros para representação das regiões participantes, para em seguida participarem de conferências estaduais e nacionais, onde serão levadas as propostas apresentadas em cada evento.

 

 

Fonte: Ascom

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.