NO AR
Esportes

CSP quer vaga na Copa do Brasil se o Treze for campeão da Copa Paraíba

27/10/2011 às 21:10

Uma questão levantada nesta quarta-feira pelo presidente do CSP, Josivaldo Alves, promete movimentar o meio futebolístico paraibano e ameaçar a vaga do Auto Esporte na Copa do Brasil de 2012 caso o alvirrubro não conquiste o título da Copa Paraíba. Isto porque, em caso de título do Treze, o clube de Campina Grande terá conquistado os dois campeonatos organizados pela Federação Paraibana de Futebol e que dão vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O Auto seria confirmado na Copa do Brasil como vice-campeão da Copa Paraíba, mas agora o CSP, como vice-campeão paraibano, quer herdar esta eventual segunda vaga.

As pretensões do CSP, no entanto, só podem ser levadas a frente caso o Galo vença ou segure o empate com o Auto Esporte no próximo sábado e conquiste o título. Isto porque, em caso de vitória do alvirrubro pessoense, o Auto se transforma em “autêntico e indiscutível” representante da Paraíba na competição nacional.

De toda forma, Josivaldo já se antecipa e diz que tem o apoio de nove dos 10 clubes que participaram do Campeonato Paraibano de 2011.

- Apenas o presidente do Auto Esporte não concorda com esta nossa opinião, porque ele é parte interessada. Mas todos os outros presidentes de clubes da Paraíba, como o do Treze, do Campinense e do Botafogo-PB, concordam que em caso de título do Galo é o CSP quem deveria ficar com a segunda vaga – declara Josivaldo.

Para ele, tudo não passa de uma questão de “justiça”. E ele explica em que baseia sua opinião:

- Que vice-campeonato é o mais difícil de se conquistar? O do Campeonato Paraibano de Futebol, que foi disputado por 10 clubes profissionais? Ou o da Copa Paraíba, disputada por quatro clubes Sub-21? Garanto que se fizerem esta consulta, 90% da população paraibana vai concordar que o primeiro é mais difícil. E é por isto que o CSP se acha merecedor da vaga na Copa do Brasil em caso de título do Treze na Copa Paraíba.

Regulamento omisso

As Normas Especiais da Copa Paraíba 2011, que regem a competição, é omissa com relação ao caso do Treze ser campeão da competição. O documento diz apenas que “ao clube campeão será assegurada a indicação de participação na Copa do Brasil 2012”. Mas não explica o que acontece se o título for conquistado por quem já tem vaga garantida na Copa do Brasil.

Apesar disto, a própria FPF, em seu site oficial, já se refere ao Auto Esporte como classificado para a Copa do Brasil antes mesmo da definição do título. Isto significa que para a Federação vale o critério de que seria o vice-campeão da Copa Paraíba quem herdaria a vaga na competição nacional em caso de título do Galo.

 

Fonte: GE/Paraiba

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.