A nível nacional e local produtos lideram queixas no Procon
Segundo dados divulgados pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), a realidade nacional aponta que entre as maiores reclamações registradas no sistema nacional do PROCON estão os produtos em geral, com 55%. O segundo item mais reclamado se refere à assuntos financeiros. Já o terceiro ponto que é alvo de insatisfação por parte dos consumidores diz respeito a serviços essenciais.
O secretário executivo do Procon-Patos, Maurício Alves, concedeu entrevista a veículo radiofônico da cidade de Patos, na tarde desta segunda-feira (31), onde fez uma avaliação comparativa dos dados fornecidos pelo Sindec, no tocante as reclamações registradas a nível nacional e local, feitas por clientes insatisfeitos com algum produto ou serviço.
De acordo com o secretário, o órgão de defesa do consumidor em Patos recebeu um ofício na manhã de hoje, contendo as principais empresas reclamadas e as reclamações mais freqüentes nos PROCON’s a nível nacional.
“Em relação a produtos, nós temos uma coincidência relacionada aos dados nacionais, onde os aparelhos de telefones celulares lideram o índice de reclamações. Em seguida temos os micro-computadores e produtos de informática, televisores, filmadoras, geladeiras, máquinas de lavar e aparelhos de som”, explicou o secretário.
Maurício Alves esclareceu que o órgão em Patos realiza uma média diária de mais de duzentas audiências, para tentar solucionar as queixas por parte dos consumidores. Além disso, ele destacou que para as compras feitas por internet, existe um Instituto Jurídico responsável pelo arrependimento posterior a compra, e que resguarda o consumidor de desistir da aquisição do produto em um prazo de sete dias.
“Mesmo assim recomendamos que as pessoas que se sentirem lesadas por esse tipo de compra, que procurem o PROCON e solicite a abertura de um procedimento, onde iremos entrar em contato com o fornecedor e exigir o que é legítimo em relação a compra”, concluiu.
Durante a entrevista, o secretário teve a oportunidade de responder e tirar dúvidas dos ouvintes, que solicitaram vários esclarecimentos a respeito da relação de consumo e direitos do consumidor.
Serviço: O Procon-Patos funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 11:00h, e de 13:00h às 17:00h. Dúvidas podem ser tiradas através do 0800-0953069 ou do 3423-3629.
Fonte: Ascom
Postada por Higo de Figueirêdo