Brasileirão: Corinthians e Vasco perdem e deixam os rivais na cola
A cada rodada que passa parece que o Corinthians quer entregar o título para seus concorrentes. Não soube se impor como verdadeiro líder e, em Uberlândia, parou no modestíssimo América Mineiro, ainda lanterninha da competição, nesta tarde no complemento da 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Timão perdeu por 2 a 1 como castigo, mesmo assim ainda lidera o Brasileirão, com os mesmos 58 pontos do Vasco da Gama que perdeu para o Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro.A vantagem do Corinthians é no número de vitórias: 17 a 16.
Só que os “líderes” estão dando chance para a aproximação dos rivais. O Fluminense foi quem chegou mais perto, atingindo os 56 pontos - só dois atrás dos ponteiros - ao vencer o Internacional, por 2 a 1, em pleno Estádio Beira rio, em Porto Alegre. O Flusão é o terceiro colocado.
O Flamengo atropelou o Cruzeiro no Rio de Janeiro e já aparece com 55 pontos, ao lado do Botafogo, que vacilou sábado ao perder, dentro do Engenhão para o Figueirense, por 1 a 0. O Mengão virou o placar com raça, como mostra a imagem da comemoração de Thiago Neves. O Botafogo está em quarto e o Flamengo em quinto lugar.
Também em alta está o Figueirense, em sexto lugar, com 53 pontos, após derrubar o Botafogo, por 1 a 0, no Rio de Janeiro, no sábado. Quem ficou para trás foi o Internacional, com 51 pontos, em sétimo. Acompanha o São Paulo, que caiu para oitavo com 50 pontos, depois de perder para o Bahia, por 4 a 3, no sábado, em Salvador.
Raposa, uma vergonha
O técnico Vágner Mancini, que rebaixou o Guarani ano passado, parece que pode repetir o feito com o poderoso Cruzeiro, nesta temporada. Isso depois de deixar o Ceará na zona de rebaixamento.
Enfim, a verdade, é que pela primeira vez o Cruzeiro entrou na zona de rebaixamento, depois da humilhante goleada sofrida diante do Flamengo, no Rio de Janeiro. Com 34 pontos, a Raposa aparece na 17.ª posição. Ironicamente ocupou a vaga do Ceará, que venceu o Avaí, por 2 a 1, em Florianópolis.
O Ceará saltou para a 16.ª posição, com 35 pontos, deixando o Avaí, cada vez mais morto, na vice-lanterna, com 29 pontos. E agora coçado pelo lanterna América Mineiro, que atingiu os 28 pontos ao bater o líder Corinthians.
Palmeiras muito mal
Depois de tanta confusão no clube, com o técnico Felipão, com a briga de torcedores com o lateral Vitor, com o atacante Kléber e com a falta de pulso dos seus dirigentes, o Verdão não ganha mais de ninguém. Ganhar para quê?
Por isso perdeu mais uma, desta vez na Arena Barueri, para o Coritiba, por 2 a 0. Em queda no returno, o Palmeiras continua com 41 pontos, em 13.º lugar, a caminho do rebaixamento. O Coxa, em alta, está com 48 pontos, em décimo.
Na Arena da Baixada, na base da garra, o Atlético Paranaense venceu, de virada, por 2 a 1, o Atlético Goianiense. Mas o Furacão continua na zona de queda, com 34 pontos, em 18.º lugar. O Dragão de Goiânia, que sofreu a sua terceira derrota seguida, ainda tem gorudora. Com 42 pontos, ocupa a 12.ª posição.
Só no final de semana
Com o campeonato muito equilibrado nas duas pontas, de cima pelo título, e de baixo pelo rebaixamento, a 34.ª rodada será realizada no próximo final de semana.
Confira os resultados da 33.ª rodada:
Domingo
América-MG 2 x 1 Corinthians
Santos 2 x 0 Vasco da Gama
Flamengo 5 x 1 Cruzeiro
Avaí 1 x 2 Ceará
Atlético-PR 2 x 1 Atlético-GO
Palmeiras 0 x 2 Coritiba
Internacional 1 x 2 Fluminense
Sábado
Botafogo 0 x 1 Figueirense
Bahia 4 x 3 São Paulo
Atlético-MG 2 x 0 Grêmio
fonte: AFI