NO AR
Locais

Municípios da regional Patos se preparam para iniciar vacinação canina

10/11/2011 às 13:11

As campanhas preventivas de vacinação são práticas adotadas no mundo inteiro, evitando a proliferação de doenças, as pandemias, mortes em decorrência destas. O Brasil é uma das nações que vem conseguindo grandes e importantes vitórias com a imunização. O Programa Nacional de Imunizações lançado em 1973 teve grande papel nos avanços, com a criação de um calendário vacinação, antes ações isoladas, com campanhas bem coordenadas que passaram a abranger toda a população brasileira.

A campanha de vacinação contra raiva canina (anti-rábica), transmitida ao homem através de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes, conseguiu reduzir de 52 casos registrados em 1990 para apenas 3 no ano passado. Este ano há registros de dois casos no Maranhão.

A vacina utilizada ano passado produzida pelos laboratórios Merial e Instituto de Tecnologia do Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná produziu algumas reações nos animais. Para este ano, por exigência do Ministério da Saúde, para reduzir ao máximo essas reações, os laboratórios tiveram que aperfeiçoar sua produção e foram feitas análises pelo Instituto de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/FIOCRUZ), com ensaios clínicos em cães e gatos antes do início da campanha. O MS acredita na erradicação da raiva canina já para o próximo ano (2012), porém é importante que todo criador leve seu animal para receber a vacina.

Cerca de 35 mil caninos devem ser imunizados na região Patos este ano. A 6ª Gerência Regional de Saúde pede empenho dos municípios para que a meta de 80% da população animal seja alcançada. No ano passado a média imunizada foi 72,5%.

 

Assessoria
Postada por: Marcelino Neto

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.