Brasileirão: Flu cai diante do lanterna e o Figueira vira de novo
O Fluminense foi o “vacilão” da vez. Neste sábado à noite, mesmo atuando dentro do Engenhão, acabou perdendo para o América Mineiro, por 2 a 1, e desperdiçou a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo que de forma provisória. Ficou em terceiro lugar, com 56 pontos, dois atrás de Corinthians e Vasco da Gama, que jogam neste domingo no complemento da 34.ª rodada.
No domingo, o Flusão pode ser superado pelos rivais carioca – Botafogo e Flamengo – que têm 55 pontos cada. Curiosamente o Coelho bateu os três primeiros colocados – Vasco, Corinthians e Fluminense – e como prêmio deixou a lanterna, chegando aos 31 pontos, em penúltimo lugar.
Os gols mineiros foram marcados por Kempes e Alessandro. E no primeiro tempo, o veterano Fábio Júnior ainda perdeu um pênalti defendido por Diego Cavalieri (foto), que depois tomou um “frango”. No final, Rafael Moura descontou para o time carioca. A torcida saiu decepcionada, mesmo porque bateu recorde do ano no Engenhão, com 40.232 pagantes.
Novo lanterninha
Quem agora segura a lanterna é o Avaí, com 29 pontos, que perdeu por 2 a 0, para o São Paulo, no Morumbi. Os dois gols foram de Luis Fabiano, que, enfim, desencantou.
O tricolor ainda está devendo futebol, mas derrubou a série de nove jogos (seis empates e três derrotas) sem vitória. Foi também a primeira vitória do time sob o comando de Émerson Leão. Com o resultado, o tricolor paulista soma 53 pontos, em sétimo lugar, mas pode perder uma posição para o Internacional.
Figueira impossível!
Na sua luta contra o rebaixamento, o Atlético Mineiro quase arrancou um empate por 1 a 1 com o surpreendente Figueirense, em Florianópolis. Mas sofreu um gol no final, levando a virada. Esta foi a terceira virada do Figueira em casa – América-MG, Bahia e Atlético-MG – e a sexta vitória consecutiva. São 13 jogos sem derrota.
A série positiva deixou o time catarinense em quatro lugar, com 56 pontos, por enquanto, na frente de Botafogo e Flamengo, só atrás do Fluminense e dos líderes – Vasco e Corinthians. A derrota deixou o Galo com 39 pontos, em 14.º lugar, sem a série de três vitórias seguidas.
E o Figueirense saiu atrás, com Werley, de cabeça, depois empatou com chute de longe de Wellington Nem, que está emprestado pelo Fluminense. No final, Júlio César fez o gol da vitória, aos 43 minutos.
Mais sete jogos
No domingo acontecem mais sete jogos. O líder Corinthians vai receber, no Pacaembu, o ameaçado Atlético-PR. O Vasco da Gama faz o clássico com o Botafogo, em São Januário.

Confira resultados e jogos da 34.ª rodada:
Sábado
São Paulo 2 x 0 Avaí
Figueirense 2 x 1 Atlético MIneiro
Fluminense 1 x 2 América MIneiro
Domingo
17 horas
Corinthians x Atlético-PR
Grêmio x Palmeiras
Coritiba x Flamengo
Ceará x Santos
19 horas
Vasco da Gama x Botafogo
Cruzeiro x Internacional
Atlético-GO x Bahia
Fonte: AFI