Edileudo pretende criar comitês de preservação do Rio Espinharas
O vereador Edileudo Lucena criou o “Dia do Rio Espinharas”, que é o dia 24 de novembro, sequenciando as datas importantes de Patos no dia 24 de cada mês, sendo a padroeira de Patos celebrada no dia 24 de setembro; o aniversário de Patos no dia 24 de outubro; e agora temos o dia 24 de novembro como sendo o Dia do Rio Espinharas.
O vereador, que já foi secretário de Meio ambiente, disse que criou o “Dia do Rio Espinharas” como uma forma de chamar atenção para ele. “O Rio Espinharas precisa da atenção de todos nós”, disse o vereador.
Edileudo Lucena pretende criar dois comitês que terão o propósito de preservar o Rio Espinharas. O primeiro comitê será parlamentar, com vereadores de Patos e de todas as cidades banhadas pelo Rio Espinharas. “Nossa intenção é criar esse comitê parlamentar com
vereadores das cidades banhadas pelo Rio Espinharas, desde Patos até as cidades do Rio Grande do Norte, e sem esquecer, também, as cidades por onde passam os Rios da Cruz e Farinha, que são rios cuja confluência de um para o outro ocasionam o nascimento do Rio Espinharas, e o objetivo desse comitê parlamentar é zelar pelo Rio Espinharas, conscientizar as pessoas dos cuidados que devemos ter e buscar políticas públicas no sentido de preservar e evitar a poluição”, disse o vereador.
O segundo comitê que o vereador Edileudo pretende formar será com a sociedade civil organizada, com clubes de serviço, professores, organizações não governamentais, instituições e pessoas ligadas ao meio ambiente e a ideia da formação desse comitê é também conscientizar as pessoas e buscar melhorias para o Rio Espinharas, evitando a agressão que ele vem sofrendo ultimamente.
O Rio Espinharas banha parte do estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte e é formado a partir do encontro dos rios da Cruz e da Farinha. Segundo a Wikipédia “o Rio da Cruz nasce no município paraibano de Imaculada e caminha no sentido sudoeste-nordeste em direção ao município de Patos e o Rio da Farinha nasce no município de Salgadinho, na Paraíba, e percorre em torno de 70 Km, até se encontrar com o rio da Cruz para formar o rio Espinharas, próximo à cidade de Patos. Após percorrer cerca de 45 Km no Estado da Paraíba, o rio Espinharas penetra no Rio Grande do Norte, onde deságua no Rio Piranhas”.
Para o vereador Edileudo Lucena o Rio Espinharas é mais do que um patrimônio ambiental de Patos e região, é um patrimônio sentimental também.
Fonte: Wandecy Medeiros
Postada por Higo de Figueirêdo