Série B: Ponte e Náutico sobem e Sport aproveita tropeços de rivais
Com muitas emoções já esperadas, a 37.ª rodada, a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi de arrepiar, neste sábado à tarde, com nove jogos. E também com muitas definições. Na briga de cima da tabela, Náutico e Ponte Preta confirmaram suas vagas ao lado da campeã Portuguesa. A quarta vaga ficou por três times, com uma virada sensacional do Sport Recife, que se igualou em pontos com Bragantino e Vitória (58 cada).
E na “turma debaixo”, na luta contra o descenso, a situação ainda está indefinida. Ficou mais difícil para o Icasa, com 47 pontos, em 17.º lugar. O São Caetano venceu e chegou aos 48 pontos, deixando ainda ASA, Paraná e Guarani.
Goleada e festa da Macaca
A Ponte levou um susto em Campinas, ao sair perdendo para o ABC (Fotos de Rodrigo Villalba - Memory Press). Mas depois empatou e chegou à goleada por 4 a 1, garantindo o acesso e a festa de sua torcida. Com 62 pontos ficou em terceiro lugar. O ABC, com 50 pontos, ocupa a 12.ª posição, livre do rebaixamento.
Quem também subiu foi o Náutico, mesmo tendo perdido por 2 a 1 para o Boa Esporte, em Varginha. O Timbu ficou com 63 pontos, na vice-liderança. O Boa Esporte, com 56 pontos, em sétimo, ainda tem chances matemáticas de subir.
Tropeços incríveis
O Sport voltou ao G4, com 58 pontos e melhor saldo de gols: 17. Isso depois de fazer a sua parte, ao vencer o Paraná, por 3 a 0. E contou com dois tropeços inesperados. O Bragantino jogou mal e perdeu em Bragança Paulista, para o ASA, por 1 a 0, ficando em quinto lugar.
Enquanto isso, o Vitória, também em casa, em Salvador, perdeu para o São Caetano, por 2 a 1, de virada. Detalhe: o segundo gol do Azulão saiu aos 48 minutos do segundo tempo.
Na última rodada, os três times vão jogar fora. O Sport pega o Vila Nova, rebaixado, em Goiânia. O Bragantino sai contra o Paraná, ainda ameaçado de queda, e o Vitória enfrenta o ASA, em Arapiraca, também na luta contra o descenso.
Paulistas contra a queda
Na luta contra o rebaixamento, mais duas vitórias importantes paulistas. E fora de casa. O Guarani enfiou 4 a 1 no rebaixado Salgueiro, na cidade de Paulsta (PE). Com 49 pontos, em 13.º, o time campineiro está quase livre do rebaixamento. Mas continua ameaçado.
Em Santa Catarina, o Grêmio Barueri fez 2 a 1 sobre os reservas do Criciúma. Com 50 pontos, em 11.º lugar, escapou da queda. O time catarinense continuou com 51 pontos, em décimo.
A situação ficou complciada para o Icasa, que caiu para a zona de rebaixamento, ao emaptar sem gols com o Goiás, em Goiânia. O time cearense tem 47 pontos, em 17.º, sendo superado pelo São Caetano, com 48. O ASA, mesmo vencendo o Bragantino, com 48 pontos, continua ameaçado e vai decidir a sua vaga emc asa, diante do Vitória. O Icasa vai receber a campeã Portuguesa.
Última rodada
Em princípio, os 10 jogos da última rodada estão marcados para sábado. Mas alguns podem ser puxados para sexta-feira à noite.
Confira os resultados da 37.ª rodada:
Sábado
Ponte Preta 4 x 1 ABC
Bragantino 0 x 1 ASA
Vitória 1 x 2 São Caetano
Americana 2 x 1 Vila Nova
Salgueiro 1 x 4 Guarani
Criciúma 1 x 2 Grêmio Barueri
Sport 3 x 0 Paraná
Goiás 0 x 0 Icasa
Boa Esporte 2 x 1 Náutico
Sexta-feira
Portuguesa 4 x 0 Duque de Caxias
Fonte: AFI