Chove 51% abaixo da média em Patos no mês de março
No mês de março de 2010 choveu 51% abaixo da média em Patos, ou seja, choveu 108 mm quando a média para o citado mês é de 220 mm. Esse resultado está de acordo com minhas previsões, já que no programa Espinharas em Notícia do dia 16 de março, eu afirmei que nos meses de março, abril e maio iria chover de 50% a 60% abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido paraibano. Por exemplo, em Cajazeiras choveu 137 mm no referido mês, quando a média é de 252 mm, isso significa que choveu aproximadamente 47% abaixo da média.
Em São Mamede choveu igual a Patos, 108 mm, quando a média para março é de 215 mm, isso representa chuva 50% abaixo da média. Em pombal choveu 98 mm quando a média de março é de 192 mm, isso representa chuva 49 % abaixo da média.
Em Sousa o volume de chuvas foi péssimo, choveu 44 mm, quando a média é de 219 mm, isso significa que choveu 80% abaixo da média.
De uma forma geral, no semiárido paraibano as chuvas de março oscilaram próximas a valores definidos pela minha previsão. E a tendência para os meses de abril e maio é a mesma, ou seja, chuvas muito irregulares, mal distribuídas e abaixo da média, havendo forte tendência da estação chuvosa terminar entre os dias 15 e 30 de abril.
Em março as chuvas mais intensas ocorreram até o dia 29, quando minha previsão apontava para o dia 26, ou seja, uma previsão muito próxima da realidade.
Rodrigo Cézar Limeira (bacharel e mestre em Meteorologia)