Brasileirão: Corinthians lidera de novo com um toque do Imperador
Como sempre foi sofrido, suado, no sufoco. Mas no final o Corinthians virou o placar em cima do Atlético Mineiro, por 2 a 1, no Pacaembu, e retomou a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, que dormiu com o Vasco da Gama, no sábado, após a vitória sobre o Avaí, por 2 a 0, em São Januário. E a vitória corintiana tem um “toque imperial”: foi marcado por Adriano, o Imperador, aos 43 minutos do segundo tempo.
O resultado restabeleceu a verdade na luta pelo título, cada vez mais restrita ao Corinthians, líder, com 67 pontos, e o Vasco da Gama, vice-líder, com 65. Com o fim da 36.ª rodada, agora só faltam dois jogos cada time. O Coritnhians vai sair com o Figueirense e fazer o clássico com o Palmeiras. O Vasco da Gama vai faer dois clássicos: Fluminense e Flamengo.
Os gols em São Paulo saíram no segundo tempo. O Galo abriu o placar com Leonardo silva, de cabeça, aos nove minutos. O Corinthians, na pressão, empatou com Liedson, também de cabeça, aos 32 minutos. E depois festejou com Adriano.
Fluzão pela Libertadores
Na disputa por vagas na Copa Libertadores, quem está melhor é o Fluminense. Na verdade, está com vaga garantida ao chegar à sua 20.ª vitória ao fazer 3 a 0 no Figueirense, em Florianópolis. Haverá o confronto direito entre Flamengo e Internacional e ouros times não o alcançam mais.
Ao quebrar a invencibilidade do Figueirense, de 14 jogos, o Tricolor das Laranjeiras manteve a terceira posição, com 62 pontos. Matematicamente é o único que pode tirar o título dos dois líderes. Desde 2006 o Figueira não vence o Fluzão, com nove jogos.
Os gols do Fluzão foram marcados por Fred (3) e Marquinho, deixando o Figueirense com os mesmos 57 pontos, em 5.º lugar, portanto, agora uma posição atrás do Internacional (4.º). O colorado gaúcho tem melhor saldo de gols – 14 a 6 – depois de derrubar o Botafogo, por 2 a 1, no Engenhão. O time carioca, que em seis jogos perdeu cinco, continua em queda. Aparece em oitavo, com 55 pontos.
Quatro nesta briga
Atualmente fora da “Zona da Libertadores”, quatro clubes ainda têm chances. Um deles é o Flamengo, sexto colocado, com 57 pontos, depois de empatar sem gols com o Atlético Goianiense, em Goiânia.
Outro é o São Paulo, com 56 pontos, depois de sábado ter rebaixado o América Mineiro, ao vencer por 3 a 1. E ainda o Botafogo, com 55, e o Coritiba, com 54 pontos, em nono, depois de vencer os reservas do Santos, por 1 a 0, no Paraná.
Briga contra o descenso
No sábado foram confirmadas as esperadas quedas de Avaí, com 30 pontos, na lanterna, e do América Mineiro, penúltimo colocado, com 34 pontos. O Coelho até pode chegar aos 40 pontos, mas devido os confrontos finais – inclusive no clássico Cruzeiro x Atlético-MG – não pode escapar.
Na luta direta, em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Paranaense ficaram no empate por 1 a 1. A Raposa está melhor, com 39 pontos, em 16.º lugar, enquanto o Furacão continua na 18.ª posição, com 38 pontos, igual ao Ceará, em 17.º.
Quem continua ameaçado é o Bahia, com 42 pontos, em 15.º lugar. Isso porque teve um resultado inesperado neste domingo ao perder, em Pituaçu, para o Palmeiras, por 2 a 0.
O Verdão não vencia há 10 rodadas. Desencantou em Salvador. Esta foi a sua segunda vitória no returno. Antes só tinha batido o Ceará. Com 46 pontos, em 12.º, o Palmeiras não corre mais risco de cair, o que andou preocupando nesta má fase.
A 37.ª rodada, a penúltima da temporada, será realizada somente no final de semana.
Confira os resultados da 36.ª rodada:
Domingo
Corinthians 2 x 1 Atlético Mineiro
Botafogo 1 x 2 Internacional
Cruzeiro 1 x 1 Atlético Paranaense
Atlético Goianiense 0 x 0 Flamengo
Figueirense 0 x 4 Fluminense
Bahia 0 x 2 Palmeiras
Coritiba 1 x 0 Santos
Sábado
São Paulo 3 x 1 América Mineiro
Grêmio 1 x 3 Ceará
Vasco da Gama 2 x 0 Avaí
Fonte: AFI