Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é frustrada em Patos
Neste dia 20 de novembro é comemorado em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro que aconteceu em 1594, até as questões que são enfrentadas pelos negros nos dias atuais.
Para lembrar a data histórica, estudantes ligados a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, membros do Grêmio Livre e também alguns apoiadores, resolveram organizar um evento festivo para não deixar passar em branco o Dia da Consciência Negra na cidade de Patos. A atividade foi marcada para acontecer neste dia 20 a partir das 16:00 h. na Rua Bossuet Wanderley, centro de Patos, no largo da TELEMAR. Por problemas na organização do evento, que culpou a prefeitura de Patos pelos transtornos, a atividade festiva teve que ser cancelada.
Os organizadores do evento chegaram a montar o palco da Prefeitura de Patos onde se apresentaria as Bandas Swingão F5, Traz Mania e o forrozão D’cybeis que fariam a animação na comemoração, mas problemas com iluminação e mesmo disposição de energia elétrica por parte da Energisa frustrou a atividade. O estudante Alberto da Escola Monsenhor Manuel Vieira disse que fez contato com a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Patos através do secretário Raniery Ramalho para ajudar na montagem de palco e também para disponibilizar gambiarras para iluminação da área.
Em contato com o Secretário de Serviços Públicos, Raniery Ramalho, esse informou que os organizadores fizeram contato de última hora e que não compareceram as reuniões marcadas com o Secretário Executivo de Cultura do Município de Patos, Wandecy Medeiros. “Fizeram tudo de última hora e de forma desorganizada. Nem contato com a Energisa foi feito e me ligaram ontem (sábado, dia 19) já passava das nove da noite. No sábado não podemos resolver nada”, confessou Raniery.
Os estudantes estão analisando a possibilidade de realizar o evento nesta segunda-feira, dia 21. “Jovens do Projeto Mais Educação do Estado e também do município estiveram presentes, os meninos da Banda de Lata de Santa Gertrudes, além do grupo de Hip-Hop e de capoeira para demonstrar os seus trabalhos, mas por falta de energia e apoio da prefeitura deu tudo errado”, confessou Alberto.
Fonte: Jozivan Antero – patosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo