Brasileirão: Corinthians e Vasco levam decisão para última rodada
Ainda não foi desta vez que o “Bando de Loucos” pode fazer a festa por todo o Brasil. A definição do título brasileiro da temporada ficou mesmo para a última rodada. Na 37.ª rodada, disputada nesta tarde de domingo, o Corinthians venceu o Figueirense, por 1 a 0 (gol de Liédson), chegou aos 70 pontos e continua perseguido pelo Vasco da Gama, com 68 pontos, ao vencer o Fluminense, por 2 a 1, com um gol aos 45 minutos.
Na última rodada, o Corinthians vai ter o clássico contra o Palmeiras, no Pacaembu, precisando de um empate. Daí não vai depender do resultado do Vasco da Gama com o decadente Botafogo, no clássico carioca.
Mudanças na Libertadores
Os resultados mudaram também os times que brigam por vagas na Copa Libertadores da América. Apesar da derrota no Rio, o Fluminense, com 62 pontos, já tem sua vaga garantida. Aparece em terceiro lugar.
A quarta vaga, agora, é do Flamengo, com 60 pontos, em quarto lugar, ao vencer o Internacional, por 1 a 0. A quinta vaga é do Coritiba, com 57 pontos, depois de sofrer mas vencer o Avaí, por 1 a 0, em Curitiba.
Os perderores, respectivamente, Inter e Figueirense, que caiu diante do Corinthians, ficaram para trás. Eles também têm os mesmos 57 pontos, mas perdem nos critérios de desempate para o Coxa. O Botafogo, que continua apanhando (levou 4 a 0 do Atlético-MG) continua com 55 pontos, em nono lugar.
São Paulo vacilou
Quem também ficou fora, de momento, desta briga foi o São Paulo, que perdeu o clássico para o Palmeiras, por 1 a 0. O Verdão parece ter melhorado nos últimos jogos.
Na briga por uma vaga na Copa Libertadores, Grêmio e Atlético-GO empataram, por 2 a 2, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O tricolor gaúcho aparece com 48 pontos, em 12.º lugar, garantido com a vaga na Sul-Americana. O time goiano tem 45 pontos, em 14.º lugar e ainda sonha com este objetivo.
Os outros times que já estão com vagas na Sul-Americana são: Palmeiras, Botafogo, Figueirense, São Paulo e Internacional. A última vaga fiacará entre o Atlético-GO e o Bahia. Na última rodada, o time goiano vai receber o rebaixado América MIneiro, enquanto em Salvador o Bahia pega o desesperado Ceará, que precisa vencer para tentar fugir da Série B.
Galo e Bahia fora da queda
Dois times ficaram livres da ameaça do rebaixamento com bons resultados. Um deles é o Atlético Mineiro, que em casa, goleou o Botafogo por 4 a 0 e chegou aos 45 pontos, em 14.º lugar. O time carioca continua em queda vertical, sem vencer há sete rodadas, com 55 pontos, agora sem chances de lutar por vaga na Copa Libertadores. Pouco para quem quase ficou com o título.
Outro que se livrou foi o Bahia, do técnico Joel Santana. Na garra segurou o Santos completo, na Vila Belmiro, no empate por 1 a 1. O tricolor baiano chegou aos 43 pontos, em 15.º lugar. O Peixe, em ritmo de Mundial Interclubes, agora tem 53 pontos, em décimo lugar.
Três ameaçados
Na briga direta contra o descenso, o Cruzeiro conseguiu um bom resultado ao empatar com o Ceará, por 2 a 2, em Fortaleza. A Raposa atingiu os 40 pontos, em 16.º lugar e ainda não se livrou do rebaixamento. O Ceará, com 39 pontos, está em 17.º lugar, quase rebaixado.
O outro rebaixado é o Atlético Paranaense, 17.º, com 39 pontos. O Furacão sofreu para arrancar o empate com o América Mineiro, por 1 a 1, no Parque dos Sabiás, em Uberlândia. O Atlético até poderia chegar aos 42 pontos do Cruzeiro, mas tem menos vitórias: 9 a 11.
Já estavam rebaixados dois clubes: América Mineiro e Avaí.
A última rodada será toda realiza no próximo domingo à tarde, de novo, com toso os jogos começando às 17 horas.
Confira os resultados da 37.ª rodada:
Figueirense 0 x 1 Corinthians
Fluminense 1 x 2 Vasco da Gama
Flamengo 1 x 0 Internacional
Atlético-MG 4 x 0 Botafogo
Ceará 2 x 2 Cruzeiro
Santos 1 x 1 Bahia
Palmeiras 1 x 0 São Paulo
Grêmio 2 x 2 Atlético-GO
América-MG 2 x 1 Atlético-PR
Coritiba 1 x 0 Avaí
Fonte: AFI