NO AR
Gerais

Deputado denuncia contaminação de rios no Sertão do estado

29/11/2011 às 20:11

Os rios Piranhas, Peixe e Piancó, no Sertão paraibano, estão sendo contaminados com veneno. A denúncia foi feita hoje pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT) no plenário da Assembléia Legislativa.

Ele disse que a empresa Santana, que explora uma área nas várzeas de Sousa, está contaminando os rios com agrotóxico aplicado de forma indiscriminada em uma plantação de algodão.

A contaminação também atinge assentamento da reforma agrária.

“Essa contaminação ocorre quando chove. A água leva o veneno para o rio Piranhas que deságua no Piancó e rio do Peixe. No caso do assentamento, a contaminação é constante. As máquinas aplicam veneno na plantação durante a noite e madrugada. É preciso investigar se a população das cidades por onde os rios passam está apresentando algum sintoma de intoxicação”, alerta Frei Anastácio.

O parlamentar esteve na área, durante o final de semana, e disse que passou mal ao ficar poucos minutos no local onde o veneno é aplicado.

“O veneno jogado na plantação está atingindo as 141 famílias do assentamento Nova Vida e os animais, sem falar nos três rios. Várias pessoas já tiveram que ser atendidas pelo Samu, entre elas muitas crianças, com tonturas e vômitos”, denunciou o deputado.

Frei Anastácio disse que os agricultores já denunciaram o fato ao Ministério Público, Sudema, Secretarias de Agricultura do município e do Estado e nada foi feito até agora.

“As famílias estão desesperadas. Como sabemos, o veneno causa vários tipos de doenças e câncer. Estamos enviando ofício aos Ministérios Públicos Federal e Estadual pedindo providências para essa situação”, disse.

O deputado relata que, ao mesmo tempo em que as famílias sofrem com o veneno da empresa Santana, dão um exemplo trabalham com biofertilizantes na plantação de algodão e estão obtendo bons resultados. Dois agricultores colheram quase dez toneladas de algodão, sem usar nenhum tipo de agrotóxicos.

“Perto da empresa Santana, existe também a fazenda Tamanduá que tem uma produção toda agroecológica, inclusive, com certificado do Ministério da Agricultura. Essa fazenda chega a fornecer muitos produtos a grandes supermercados da Paraíba. Esses são exemplos de que é possível produzir alimentos saudáveis”, argumentou.

 

 

Fonte: Portal Correio

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.