Dirigentes paraibanos aprovam a nova fórmula do Nordestão em 2013
A confirmação do retorno da Copa do Nordeste para 2013, após anúncio dado pela Confederação Brasileira de Futebol, na manhã da última quinta-feira, foi vista com 'bons olhos' pelos dirigentes dos principais clubes paraibanos. Trata-se não só da valorização do futebol regional, como também de uma fonte de receita importante para todos os participantes.
- Acho que a CBF e os dirigentes que compõem a Liga do Nordeste tomaram uma decisão democrática e motivacional. Além de preencher o calendário, as futuras competições servirão para manter os integrantes em atividade, ou seja, teremos um calendário preenchido até o final do ano -, declarou o presidente do Campinense, William Simões, que nunca teve a oportunidade de disputar a competição.
Outro time de Campina Grande, o Treze, também aprovou as mudanças. O conselheiro Petrônio Gadelha disse que já esperava as alterações propostas pela CBF e enfatizou que a nova fórmula vai motivar ainda mais o Campeonato Paraibano de 2012.
- Foi uma forma democrática de prestigiar todos os clubes, que agora terão igualdade de condições para chegar ao Nordestão. Todos vão se ver na obrigação de montar boas equipes - constatou o conselheiro.

(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Assim como o Treze, o Botafogo também perdeu a vaga cativa que tinha no Nordestão. De qualquer forma, o clube apoiou as mudanças e também aposta no crescimento dos campeonatos estaduais.
- Será uma motivação para os clubes, que terão mais um motivo para brigar pelo título - disse o vice presidente Ricardo Prado.
A opinião, por sinal, é compartilhada pelo gerente de futebol Carlos Lira, que também aprovou o retorno da competição apenas para 2013.
- Para 2012, seria muito complicado, principalmente para o Botafogo, que está se reestruturando. Mas é uma iniciativa muito boa para os times paraibanos, que agora terão um ano para fazer uma preparação ideal.
Na reabertura do torneio, que contará com a presença de 16 times, o sistema se iguala ao da edição de 2000, quando o Sport levou o título. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final e, daí por diante, as decisões serão realizadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Ao todo, foram escolhidas 12 datas para o certame, entre janeiro e março.
Fonte: GE/Paraiba
Foto: Arquivo