Presidente da Campal sugere, no programa Protagonistas, confecção de fardamento escolar com algodão
Repercutiu muito a entrevista que o programa Protagonista fez, na edição desse domingo, com Presidente da Cooperativa Agrícola de Patos, Mário Lemos Medeiros, que também é empresário e produtor agrícola. Ele falou o que pensa para Patos, fez alguns desafios e sugeriu que todo fardamento da rede municipal de ensino do município deveria ser confeccionado de algodão colorido.
Segundo o empresário, isso daria ao produto o destaque que ele merece dentro e fora do estado. Além de servir de exemplo para outros municípios e até para o governo do estado, que poderia muito bem decretar que o fardamento das escolas estaduais fosse feito de algodão colorido.
O Mário Lemos lembrou que as primeiras pesquisas sobre o algodão colorido surgiram em Patos. Ele criticou o fato de ninguém destacar esse pioneirismo, do município, quando se fala da origem das primeiras pesquisas com fibras coloridas, na Paraíba.
Origem de Mário
Mário Lemos Medeiros nasceu em Carius (CE), tem 66 anos. É filho de João Teodósio de Medeiros e Estela Medeiros. Chegou a Patos no ano de 1964 para jogar no Esporte Clube de Patos. Na época, jogou como centro-avante do esporte clube de Patos e foi também presidente do clube. Construiu família e tornou-se um verdadeiro cidadão patoense. Hoje, é avô de quatro netos.
No setor produtivo, o presidente da Campal é um defensor da cultura do algodão. Acha viável o cultivo da planta, principalmente o colorido, desde que sejam adotadas as tecnologias necessárias, já que o agricultor pode ter um diferencial de preço. Mário defendeu a ainda, a implantação urgente de uma indústria de fiação para cidade. Segundo Mario Lemos, os 200 hectares de algodão plantados em parceria com agricultores familiares geram 400 empregos diretos.
Avaliação do apresentado
Lenildo Morais, apresentador do Programa Protagonistas, fez uma análise positiva da participação de Mario Lemos. Segundo ele, a entrevista atraiu a participação e interação de ouvintes. “Falou-se desde a cultura ao futebol. A idéia do programa é fazer com quer os filhos e filhas de Patos, além das pessoas que adotaram a nossa cidade mostrem a sua cara, sem censura, já que são verdadeiros protagonistas do dia-a-dia”, afirmo Lenildo Morais,que também é superintendente regional do Incra e pré-candidato a prefeito de Patos.
Fonte: Ascom
Postada por Higo de Figueirêdo