Secretaria de Educação de Patos lembra o Dia do Cego, 13 de dezembro
O Secretário de Educação de Patos, Zeca, participou na manhã desta terça-feira (13), na Biblioteca Municipal, das comemorações alusivas ao Dia Nacional do Cego, evento organizado pelo Centro de Atendimento Educacional e Especializado Irmã Benigna, mantido pela Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria da Educação.
A programação do encontro, que teve como tema: Através das Nossas mãos Conhecemos o Mundo, constou das seguintes palestras: Artigos sobre pessoas com deficiência visual no mundo da informática; Como é sua luta diante das dificuldades de por em prática a Lei de Cota; Orientação a pessoas e profissionais que convivem e trabalham com este público e apresentação de alunos que leem o Braille e utilizam o computador para sua aprendizagem, proporcionando a autoestima desse público e sirva de reflexão a população.
Todos os trabalhos de apresentação foram coordenados pelo professor de informática e deficiente visual, Dekson Bezerra de Queiroz, também formado em Comunicação Social pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), com a participação de Simone Herta (diretora do Centro de Atendimento Educacional e Especializado Irmã Benigna), da Assistente Social, Maria do Socorro Ferreira e professores.
O Dia Nacional do Cego foi criado pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil. O jovem aprendeu esse método de leitura na França, onde havia estudado.
No Brasil já existia o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, que se localizava no Rio de Janeiro, criado por D. Pedro II. Hoje essa escola é mais conhecida como Instituto Benjamim Constant.
Mas a data também é conhecida como o dia de santa Luzia, protetora da visão.
A história da santa relata que a mesma fugiu de casa para não se casar com um homem que não gostava, pois na época os casamentos eram arranjados pelas famílias.
O noivo de Luzia, revoltado, perseguiu a moça, entregando-a para as autoridades que a torturou, tendo os olhos arrancados. Porém, um milagre fez com que a moça recuperasse a visão, antes de sua morte, quando foi decapitada.
Por esse motivo, tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.
Fonte: Airton Alves/Liliane Fernandes
Postada por Higo de Figueirêdo