NO AR
Esportes

Cordelistas lançam trabalho sobre os 50 anos do Nacional

21/12/2011 às 16:12

Para a noite do 23 deste mês está agendado o lançamento do cordel "Nacional: 50 anos de história e de paixão", de autoria dos poetas Janduhi Dantas e Cidoval Morais de Sousa, dois nomes pra lá de conhecidos da sociedade patoense pela contribuição à nossa cultura, nossas artes literárias.

A publicação enfocando a história dos 50 anos do Verdão Maravilha está a cargo da Fundação Ernani Sátyro. Inicialmente serão impressos 3 mil exemplares, dos quais mil serão distribuídos pela FUNES. O auditório da Fundação receberá grandes craques que ajudaram a tornar o Canário do Sertão, assim carinhosamente denominado o Nacional, uma das maiores referências futebolísticas da Paraíba.

O patoense Janduhi Dantas é professor de nível médio, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, lotado no Fórum de Juazeirinho, além de cordelista com trabalho reconhecido nacionalmente, premiado em concursos do Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste, além de sua gramática em versos de cordel estar publicada já em terceira edição pela Editora Vozes, de Petrópolis.

Cidoval Morais de Sousa, natural de São José de Espinharas, é jornalista, professor da UEPB em Campina Grande; trabalhou como chefe de reportagem nas Tvs Paraíba e Globo Nordeste e é também, atualmente, diretor da Editora da UEPB, tendo sido agraciado recentemente com o mais importante prêmio de literatura do Brasil, o Prêmio Jabuti, por trabalho publicado na Editora da UEPB.

O cordel está organizado em 54 estrofes de dez versos heptassílabos, com 28 páginas, formato 12 por 18cm, e conta um pouco da história do time patoense com lirismo e humor. Leia algumas das estrofes:

Abaixo o convite enviado a nossa redação:

A amigos e amigas
um convite especial
dos poetas cordelistas
Janduhi e Cidoval
na FUNES, pro lançamento
em um alegre momento
do Cordel do Nacional.

É na sexta, 23
nossa comemoração
8 da noite, o horário
lá na FUNES, num salão
vamos o cordel lançar
e bem felizes, vibrar
com o Naça cinquentão!

 

Fonte: Da redação com Ascom/Autores

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.