É festa pelo Brasil!!
Nove novos campeões estaduais foram conhecidos neste final de semana. A festa começou no Sábado quando dois times conquistaram pela primeira vez um título estadual.
Em Alagoas deu Murici e em Brasilia o título ficou com o Ceilândia e no Domingo mais títulos foram definidos. Vamos confirir a festa pelo Brasil:
Em Alagoas
O campeão alagoano foi conhecido na tarde deste sábado. Mesmo jogando fora de casa e contra um adversário que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, o Murici não tomou conhecimento e bateu o ASA por 2 a 1, no Estádio Coroacy da Mata, em Arapiraca, conquistando o Campeonato Alagoano.
Esse foi o primeiro título da história do Murici, que já havia feito uma boa vantagem na primeira partida, ao vencer o ASA por 2 a 0, podendo até perder por um gol de diferença. Já o adversário perdeu a chance de conquistar o seu sétimo título alagoano.
No DF
Após duas partidas disputadas e muito drama na finalíssima, o Ceilândia fez o que muitos acreditavam ser impossível e desbancou o hexacampeão Brasiliense para faturar seu primeiro título estadual da história pelo Campeonato Brasiliense de Futebol.
O Ceilândia venceu o primeiro duelo por 3 a 1 com dois gols de Allan Dellon, e poderia até perder por um gol de diferença para selar o campeonato. Como toda final que se preza, porém, o jogo não foi fácil e o Brasiliense chegou a abrir dois gols de vantagem, com Aloísio Chulapa, aos 36 minutos do primeiro tempo, e Bebeto, aos nove do segundo.
Catarinense
Podendo perder por até dois gols de diferença para ser campeão, o Avaí fez melhor e venceu o Joinville por 2 a 0 na tarde deste domingo, faturando o título do Campeonato Catarinense de 2010 diante da sua torcida, no Estádio da Ressacada.
A conquista foi definida logo no primeiro tempo, quando a equipe de Florianópolis abriu dois gols de diferença e poderia ter feito muito mais, não fossem as boas defesas de Fabiano e a trave, que impediu gol praticamente certo do Avaí. Ao final dos 90 minutos, muita festa na torcida, que contava com a ilustre presença de Guga, ex-tenista e torcedor fanático do Avaí.
Com o título, o Avaí conquistou o bicampeonato do Estadual e igualou o Figueirense no número total de títulos, com 15 canecos.
Em Goiás
Aquilo que já era esperado se confirmou, na tarde deste domingo. O Atlético-GO confirmou seu favoritismo e garantiu o título do Campeonato Goiano de 2010. Apesar de lutar bravamente, o Santa Helena não foi páreo para o bom time do Dragão e acabou derrotado, por 3 a 1, no Pedro Romualdo Cabral, em Santa Helena, no interior do Estado.
Na partida de ida, o time do técnico Geninho havia vencido pelo placar de 4 a 0 e poderia até mesmo perder por três gols para levantar a taça. Ao clube do Interior restava vencer pela improvável diferença de quatro gols.
Esta foi a 11ª conquista do Atlético, que em 2009 foi vice. O Rubronegro segue como o quarto maior vencedor do Estado, agora, com 11 conquistas. Está atrás de Goiás, que já levantou a taça por 22 vezes; o Vila Nova, com 15 títulos; e o Goiânia, hoje na segunda divisão e que tem 14 troféus.
No Ceará
O Fortaleza mostrou que é ele quem manda no Ceará, pelo menos, nos últimos anos. Em uma partida dramática e com a presença de quase 55 mil torcedores, o Tricolor conquistou o tetracampeonato do Campeonato Cearense ao vencer o Ceará, por 3 a 1, nos pênaltis, na tarde deste domingo, no Estádio Castelão, em Fortaleza. No tempo normal, o Vozão venceu por 2 a 1.
No jogo de ida, o Leão do Pici conquistou a vitória por 1 a 0, e dependia do empate para se campeão direto. Quando a bola rolou, porém, o time alvinegro foi bastante ofensivo e conseguiu levar a disputa aos pênaltis.
Com mais esta conquista, a quarta consecutiva, o Fortaleza consegue dar alguma alegria aos seus torcedores, após o trágico rebaixamento à Série C, em 2009. O time chegou ao 39º título estadual, empatando em número absolutos com o Ceará. Além disso, comprova sua hegemonia nos últimos anos. Venceu 11 dos últimos 13 estaduais, contra apenas dois do rival.
Minas Gerais
O Atlético-MG foi o grande campeão do Campeonato Mineiro. Na decisão disputada neste domingo, o time ganhou do Ipatinga por 2 a 0, em um Mineirão lotado. Como havia ganhado o primeiro jogo, na casa do adversário, por 3 a 2, o Galo faturou mais um título para sua história.
Baiano
O Vitória é tetracampeão baiano. E, dessa vez, nem precisou vencer o eterno rival, o Bahia. Até perderu, por 2 a 1, de cirada, neste domingo à tarde, no Estádio Barradão, em Salvador, no jogo de volta. Na verdade, o Vitória confirma a hegemonia do futebol baiano, uma vez que foi bitetra - duas vezes tetra em nove anos. Só foi interrompido uma vez.
Na ida, em Pituaçu, o rubro-negro tinha batido o tricolor por 1 a 0, somado à sua melhor campanha na temporada, entrou em campo podendo perder até por um gol de diferença para ser campeão. O Bahia segue seu jejum de títulos, agora de nove anos – o último saiu em 2001.
Gauchão
O Grêmio conquistou neste domingo o título do Campeonato Gaúcho. Mesmo com a derrota para o rival Inter por 1 a 0, no Estádio Olímpico, os gremistas foram campeões porque tinham vencido o primeiro jogo da final, semana passada, no Beira-Rio, por 2 a 0. O Grêmio, que não vencia o Estadual há dois anos, chegou a seu 36.º título, contra 39 do arquirrival. No banco de reservas, um técnico novato e campeão: Silas Pereira.
Paulista
O Santos sofreu, mas mesmo assim conquistou o Campeonato Paulista de 2010 neste domingo, ao ser derrotado pelo Santo André por 3 a 2 no Estádio Pacaembu. O primeiro jogo havia terminado com o mesmo placar, mas com a vitória do Peixe e como o time alvinegro fez melhor campanha jogava com a vantagem de dois resultados iguais.
Com isso, o Santos conquistou o seu 18ª título do Campeonato Paulista, sendo três deles nos últimos cinco anos – antes foi campeão em 2006 e 2007, batendo São Paulo e São Caetano, respectivamente.
Com AFI Antonio Silva