NO AR
Esportes

Última Chamada: Confira os prováveis convocados

29/07/2010 às 01:07

Quando assumiu a seleção brasileira no dia 24 de julho de 2006, o técnico Dunga recebeu da CBF a incumbência de apagar a baderna que imperou na concentração do Brasil na Copa do Mundo de 2006. Bastante criticado pela torcida durante a maior parte de seu trabalho, o ex-volante superou o famoso canto "adeus, Dunga", que virou moda nos estádios, e definiu um grupo avesso à bagunça, que será anunciado nesta terça-feira, às 13 horas (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Sob forte pressão para convocar Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso (até Pelé deu palpites desencontrados sobre o trio), o treinador da equipe verde-amarela faz pouco mistério e já avisou que não promoverá surpresas na lista dos 23 escolhidos para o torneio na África do Sul. Mas o futebol apresentado pelos três faz crescer as dúvidas em relação à única vaga que parece ainda não estar definida.

Como não encontrou um jogador sequer incontestável para a lateral esquerda, o treinador pode abrir mão do reserva da posição, o que resultaria em vaga extra a outro setor, deixando Ronaldinho Gaúcho esperançoso. Michel Bastos é o ala esquerdo mais próximo da convocação, enquanto André Santos perdeu espaço, mesmo depois de ter atuado como titular na parte final das Eliminatórias. Se Dunga resolver levar dois laterais, o ex-corintiano alimenta as esperanças, mas com a concorrência de Filipe Luis, que se recuperou de fratura na perna direita.

"Aguardo com ansiedade a convocação de Dunga, quero estar dentro do grupo. Vou trabalhar muito se estiver no grupo que irá ao Mundial", afirmou o ala do La Coruña. Mas Ronaldinho Gaúcho também está de olho na vaga. "Eu tenho que dar meu recado nos jogos, tenho que demonstrar que estou bem, dando o meu melhor nas partidas e depois deixar acontecer. Já realizei muitos dos meus sonhos e agora vivo um momento maravilhoso, mas não tem nada garantido", afirmou o craque, à TV Record.

Se Dunga desistir da segunda opção na esquerda, o lateral direito Daniel Alves (reserva de Maicon) pode ser improvisado e servir como solução. Apesar do mistério em um posto, o treinador tem o restante do grupo praticamente definido, pois deu prioridade a uma base que esteve sempre ao seu lado, mesmo nos momentos de forte cobrança.

Com isso, apesar de não ter conseguido brilhar na Europa, o atacante Robinho tem vaga garantida na Copa, assim como Kaká, que não vive bom momento no Real Madrid e encara um problema recorrente no púbis. O ataque ainda conta com Luís Fabiano e Nilmar. Já Adriano conta com a simpatia do treinador, apesar das seguidas faltas aos treinos no Flamengo.

A dupla de zaga, remanescente de 2006, tem a experiência de Lúcio e Juan, ambos em ótima fase no Velho Continente. Luisão, por sua vez, está garantido no banco, e Thiago Silva parece ter desbancado Miranda, que perdeu espaço depois de ter sido expulso na rodada de encerramento das Eliminatórias.

Já o goleiro Júlio César, apontado como o melhor do mundo na atualidade por conta de suas atuações pela Internazionale, assume o papel de líder da equipe em campo, com personalidade para cobrar os colegas e rebater críticas até do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Por outro lado, o reserva imediato do goleiro ainda é o contestado Doni, suplente de Júlio Sérgio na Roma. O terceiro goleiro da seleção é Victor, do Grêmio.

O meio-campo também recebe críticas pela falta de criatividade, mas Dunga não está disposto a barrar jogadores como Gilberto Silva, Elano, Josué, Kléberson e Júlio Baptista. Até Felipe Melo, que chegou a ser apontado como o pior jogador do Campeonato Italiano por uma revista local, tem seu lugar assegurado entre os escolhidos de Dunga.

Nesta terça-feira, o ex-volante deverá anunciar apenas os 23 atletas escolhidos para o Mundial, mas também será obrigado a enviar para a Fifa uma relação extra com mais sete jogadores, caso necessite de mudanças até junho.

O técnico respaldou suas escolhas nas conquistas que teve, como a Copa América e a Copa das Confederações, além dos ótimos triunfos sobre Argentina, Portugal e Itália. Porém, 'vilão' da eliminação do Brasil em 1990 e capitão no tetracampeonato de 1994 (e também presente no vice de 1998), Dunga só coroará seu trabalho como treinador em caso de triunfo na África do Sul.

Confira os prováveis convocados:

Goleiros: Júlio César (Internazionale-ITA), Doni (Roma-ITA) e Victor (Grêmio)
Laterais direitos: Maicon (Internazionale-ITA) e Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Zagueiros: Juan (Roma-ITA), Lúcio (Internazionale-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA)
Laterais esquerdos: Michel Bastos (Lyon-FRA)
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Josué (Wolfsburg-ALE), Kléberson (Flamengo) e Felipe Melo (Juventus-ITA)
Meias: Júlio Baptista (Roma-ITA), Elano (Galatasaray-TUR), Kaká (Real Madrid-ESP), Ramires (Benfica-POR) e Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Robinho (Santos), Adriano (Flamengo) e Nilmar (Villarreal-ESP)

Luiz Ricardo Fini, GE.net

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.